-
Arquitetos: Cierto Estudio
- Área: 100 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:José Hevia
Descrição enviada pela equipe de projeto. Cal Totxo é uma residência modernista localizada aos pés do Parque Natural de Collserola, que desfruta de uma vista fantástica e uma boa orientação solar em sua fachada principal. Originalmente, a casa possuía três quartos, dois banheiros, uma pequena cozinha isolada, um ambiente interno sem ventilação ou iluminação natural e um par de corredores estreitos e de interesse menor.
O projeto reorganiza a distribuição da residência, propondo uma grade desigual pela qual é possível circular entre os espaços, evitando o uso de corredores. Cada um dos ambientes tem, no mínimo, dois acessos possíveis. Dessa forma, os percursos e as visões são multiplicados, permitindo iluminar ambientes anteriormente completamente escuros e ampliando a percepção do espaço. Atendendo ao pedido dos clientes e contrariando as tendências habituais, apenas dois dos três quartos são preservados para maximizar os espaços compartilhados da residência. Nela, viverá uma família de quatro pessoas. Optou-se por redesenhar um único banheiro e o outro se tornou uma área de serviço, cedendo uma boa parte para a cozinha aberta.
A residência é acessada diretamente do exterior através do hall de entrada, que permite entrar na biblioteca ou no closet comunitário. A partir de ambos os ambientes, é possível continuar até a sala de estar, onde encontramos a lareira centralizada no espaço. Alguns corredores existentes são ampliados e outros são abertos para gerar percursos circulares ao redor do fogo. Por fim, a cozinha é estendida em direção à futura sala de jantar, separada da sala de estar.
Os móveis, projetados sob medida, com acabamento em madeira natural e combinados com o piso de azulejo hidráulico original, trazem calor e sofisticação para o design de interiores da residência. As geometrias sinuosas se apropriam de todos os elementos: bordas arredondadas, espelho e janela circulares, bancadas que giram. O tom avermelhado do Sapelli contrasta e, ao mesmo tempo, combina com o restante da paleta, a ponto de tingir todo o espaço monocromático do vestiário. Um ambiente mais escuro, iluminado naturalmente pelo banheiro e pelo hall de entrada, para criar uma atmosfera mais acolhedora e íntima.
Para renovar os revestimentos da cozinha, banheiro e closet, é utilizado a gama existente nos ambientes adjacentes e opta-se por uma combinação bicolor, criando um padrão aparentemente aleatório, modernizando o conceito de mosaico. Opta-se pelo formato 10x10cm, múltiplo do hidráulico, resultando em figuras geométricas triangulares, cortando diagonalmente as peças ao meio. O mesmo tamanho e forma são replicados nos puxadores das portas. A estratégia bicolor também é aplicada nos próprios móveis, com a mudança de material em diferentes alturas, dependendo do uso, combinando madeira com mármore tipo Macael e prateleiras de brancas de MDF, mimetizadas com as paredes.
A proposta alterou significativamente a espacialidade da residência e cuidou de todos os detalhes com carinho e atenção.